Quais os exercícios permitidos durante a gravidez

Quais os exercícios permitidos durante a gravidez

janeiro 19, 2018 Esporte Saúde 0

Gravidez não é doença e, por isso, todas (com a devida orientação) podem e devem praticar alguma atividade física. Hoje, a história de vida é da publicitária Jacqueline Viana, que mora em Macaé (RJ). Ela está no quinto mês de gravidez e está preparando tudo (principalmente o seu corpo) para o desenvolvimento e bem-estar do Pedro.

A Jacqueline já era praticante de corridas. Nos últimos anos, fez reeducação alimentar e, sempre que podia, investia tempo em alguma atividade. Após descobrir que o Pedro estava a caminho, teve que adaptar a rotina em todas as áreas. “Estou fazendo caminhadas (três vezes por semana) e hidroginástica (duas vezes por semana)”, contou.

Mãe do Pedro

 

Entretanto, a prioridade é a fazer atividade, mas sem que isso prejudique o desenvolvimento do bebê. “A orientação médica foi que não fizesse esforço no abdômen e nem exercício de impacto. Por isso, não posso correr, nem fazer jump. Há muito tabu com exercício para grávidas. Hoje em dia, a gestante que já é ativa antes da gravidez, pode continuar fazendo mesmo nos primeiros meses, se estiver tudo bem com a mãe e o bebê e cuidando das alterações de pesos e intensidade”, detalhou.

O ginecologista obstetra, Thiago Braga, ressalta que praticar exercícios de forma orientada, é permitido sim.  “Na gravidez a gestante pode e deve praticar atividades físicas. Embora atividades de alto impacto não sejam aconselhadas, a gestante deve ser incentivada a não ficar parada”.

Benefícios

A prática de atividade física contribui para prevenção e tratamento de muitas doenças, além de ser fonte de bom-humor (devido à produção de hormônios como a endorfina). Ela vai fazer a diferença na disposição independente da idade e das limitações (a Fisioterapia, inclusive tem vários exercícios que podem ser o ponto de partida).

“Caminhada, hidroginástica, dança e musculação leve. Todas trazem benefícios que vão manter controlado o ganho de peso durante a gestação, prevenir o diabetes gestacional e manter controlado os níveis pressóricos em pacientes previamente hipertensas. Aliada a uma dieta balanceada e adequada, a prática de atividade física na gestação proporciona saúde e bem-estar à mulher, podendo até mesmo melhorar sua autoestima durante esse período especial, que mexe com o emocional da mulher”, explicou Braga.

Você tem alguma dúvida? Quer saber algo mais? Envie mensagem. Sua dúvida pode ser respondida em forma de matéria aqui no Prestenção.

Acompanhe o Blog nas Redes Sociais

Instagram @Blog_Prestencao

Twitter @Blog_Prestencao

Facebook Blog Prestenção

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *