É possível curar a ressaca rápido

É possível curar a ressaca rápido

fevereiro 13, 2018 Saúde 0

Todo Carnaval tem alegria, aventura e muitos excessos. Depois de tudo isso, às vezes o corpo reclama por meio de ressaca física e moral. Nesta matéria vamos indicar como se recuperar/evitar a primeira opção de ressaca.

O professor Marcos Bueno é folião e todos os anos participa dos blocos de São Paulo. Ele bebe na companhia dos amigos e explica a dificuldade de preparar o organismo: “Eu nunca faço nada pra ressaca. Porém, às vezes que eu tomei Engov antes e depois ajudou muito. O que também me ajuda é não misturar muito além da cerveja”.

O carnaval de São Paulo exige muito da energia dos foliões. Após as comemorações dos blocos, Bueno já tem receitas que prepara para tratar a ressaca. “No dia seguinte também faço sopa, miojo e tomo glicose (Coca-Cola)”, ressaltou.

Antes

Você pode preparar seu organismo para a bomba que ele vai receber. Alimente-se bem com proteínas e carboidratos (alguns doces, inclusive).

Depois

Depois que começar a beber seus drinks, é hora de revezar com garrafinhas de água. A cada latinha de cerveja, uma garrafinha de água. Assim você vai curtir a folia com muito mais energia. Fazendo tudo isso, vai diminuir a absorção de álcool pelo seu corpo.

No Blog da Saúde, do Ministério da Saúde, também foram compartilhadas algumas dicas (com mitos e verdades) pelo nutricionista do Hospital Federal da Lagoa, Felipe Rizzetto:

Ingerir suco de tomate ajuda (verdade)
O importante é hidratar, repor energia. O suco pode ser de qualquer sabor, mas o de tomate é especialmente melhor para a ressaca, por ser um alimento rico em vitaminas e potássio.

Gengibre não ajuda no combate aos males da ressaca (mito)
Gengibre, hortelã e leite são ingredientes recomendados para acalmar o estômago, aliviar as náuseas e o mal estar.

Tomar uma colher de azeite de oliva antes de beber (verdade)
O azeite ajuda a diminuir o ritmo de absorção do álcool. Mas é importante evitar a ingestão de alimentos gordurosos e fritos enquanto bebe, pois o excesso de óleo ataca o fígado.

A dor de cabeça só melhora com o consumo de analgésicos (mito)
A dor de cabeça pode ser combatida sem o uso de remédios. Alguns alimentos ajudam a combater o mal estar. Um exemplo é o filé de atum, que possui enzimas capazes de minimizar a sensação latejante. O alecrim também pode melhorar a circulação sanguínea no cérebro e aliviar a pressão sentida no órgão.

Os doces previnem e minimizam os sintomas (verdade)
Sim, eles ajudam a equilibrar a quantidade de açúcar no sangue. Dê preferência aos alimentos ricos em açúcar natural como goiabada, mel e açúcar mascavo. Mas evite doces que contêm muita gordura, porque atrapalham a digestão.

O descanso contribui para a melhora dos sintomas da ressaca (verdade)
É importante descansar, para repor energia e aumentar a sensação de bem estar.

Atividades físicas não são recomendadas (verdade)
Como organismo está desidratado e debilitado de nutrientes, a prática de atividades físicas pode ocasionar queda de pressão, náusea e vômito.

Hidratação é a melhor forma de combater a ressaca (verdade)
O mais importante é repor os líquidos perdidos. Só assim o organismo vai conseguir recuperar os sais minerais, vitaminas, cálcio, potássio e magnésio que foram eliminados na urina. É recomendada a ingestão de água pura, água de coco e sucos naturais.

Cuide-se!! Se tiver alguma dica ou dúvida, avise.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *