O que é Low carb mesmo?

O que é Low carb mesmo?

fevereiro 20, 2018 Fitness 0

A dieta Low Carb é um tipo de estratégia usada para quem deseja perder peso rapidamente. Não deve ser feita sem orientação profissional, visto que a deficiência de carboidrato pode causar muitos problemas no organismo.

É uma alternativa temporária, pois vai contra o que recomenda o Ministério da Saúde, por meio do Guia da Alimentação Saudável. Nele, por exemplo, a indicação é de a pessoa possa consumir, diariamente, pães e outras massas.

A publicitária e atleta de jiu-jítsu, Laila Noronha (31 anos), já fez essa dieta para poder competir em uma categoria que exigia peso mais baixo. “Já fiz tanto a Low Carb com zero de carboidrato quanto aquela que tem uma taxa permitida de carboidrato. Eu já consegui ficar 40 dias nessa. Não foi fácil. Não é uma dieta fácil”, explicou.

Esse baixo consumo é acompanhando por um profissional, que coloca o limite para cada pessoa dependendo das suas necessidades. “Low Carb é a dieta que zera todo o carboidrato e açúcar do seu organismo. Por exemplo, em um dia sua dieta é baseada em aproximadamente 150 a 200 calorias. Neste caso, o açúcar consumido é somente o adoçante em pequenas quantidades. Podemos citar as frutas, pois elas têm o adoçante natural que chamamos de frutose”, ressaltou a pesquisadora de Nutrição da Uniero, Leuci Pereira.

Quase sempre esse tipo de estratégia alimentar causa algum efeito, haja vista que o corpo é acostumado a receber muitas calorias diariamente. Com isso, alguns efeitos podem ser percebidos ainda no início. “A primeira coisa que acontece comigo é a imunidade baixar. Eu tinha feito tatuagem e elas infeccionaram. Em seguida, tive crises de otite e amidalite. Tive que me cuidar porque a minha imunidade estava baixando muito. Além disso, tive muitas dores de cabeça. Nos primeiros dias, eu ficava muito mal humorada e com dor de cabeça”, contou Laila.

Dados

O Guia da Alimentação Saudável, do Ministério da Saúde, inclui entre outras advertências que é necessário comer, diariamente, 6 porções de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como batatas e raízes como a macaxeira. Na carteira, esse tipo de alimentação devidamente saudável precisa ser avaliada, já que a maioria dos brasileiros vive com salário mínimo de R$954. Além disso, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a cesta básica custa, por exemplo, R$424,36 em São Paulo.

 

Receita de Pizza Low Carb by Laila

Ingredientes: couve-flor, queijo muçarela light, 1 ovo, sal, pimenta do reino.

Modo de preparo: Retire as florezinhas da parte de cima da couve. Lave e coloque no microondas por 3 minutos. Depois espere esfriar por 5 minutos. Pode deixar na geladeira para agilizar.

Em seguida misture a couve-flor, uma xícara de queijo, o ovo, sal, pimenta e outros temperos que quiser. Coloque tudo em uma forma untada no forno pré-aquecido. Deixe até a borda ficar dourada. Retire e coloque o recheio que quiser. Volte com a forma para o forno e deixe até o queijo derreter (por volta de 5 minutos). Não retire da forma. Espere ela esfriar um pouco para não ficar mole.

Gostaram? Compartilhe com seus contatos =)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *